As campanhas pelo WhatsApp já são responsáveis por +14% da receita da Piticas.
Sobre a Piticas
A Piticas é a maior franquia focada em produtos licenciados da América Latina. Após 14 anos de existência, a empresa conta com mais de 450 unidades franqueadas e se consolidou como o principal player geek do mercado.
“O CRM é algo que a gente sempre quis. E a Dito é hoje um dos nossos parceiros mais próximos.”
Felipe Rossetti
Co-Fundador da Piticas
Principais desafios
Integrar lojas físicas e e-commerce.
Aumentar a taxa de fidelização das clientes.
Fortalecer o contato com as
consumidoras.
Segmentar a base de forma estratégica e hiperpersonalizar a comunicação.
Soluções e resultados
Para vencermos os desafios mapeados, o primeiro passo após integrarmos o ERP da Piticas ao nosso CRM, foi treinar toda a rede de franqueados da marca.
Esse treinamento foi realizado de forma virtual por um especialista em Varejo da Dito, e nele falamos sobre a importância de reter clientes e o papel da ferramenta de CRM para cumprir esse fim.
Inclusive, uma das pautas abordadas nesta capacitação, foi referente a necessidade de cadastrar os consumidores corretamente; registrando, no mínimo, o nome, o CPF e um telefone para contato deles.
Na época, a Piticas notou que a rede estava pecando bastante neste aspecto, então, nós os ajudamos a promover uma “corrida” para recuperar os cadastros já existentes e a definir processos claros para que as novas fichas fossem salvas com todas as informações úteis para o projeto.
Uma vez que ao final dessa “corrida” foram cedidos prêmios para as lojas e vendedores que mais se destacaram, essa ação também serviu para evangelizar o CRM e engajar 100% das lojas na utilização da plataforma.
Vencidas essas etapas, daí adiante, de fato, as estratégias de CRM começaram a ser implementadas, atacando, principalmente, o E-mail e o Whatsapp.
Para ilustrar, foram configuradas e automatizadas campanhas personalizadas para dialogar com aniversariantes do mês, novos clientes, consumidores VIPs, inativos, fãs de animes específicos e muitas outras.
A soma destes esforços fez com que a Piticas atingisse o resultado anunciado no título deste case (14% de receita influenciada pelo Dito Agenda), além da expansão do faturamento via E-mail Marketing.