Noha Shoes fecha o 1º semestre de 2024 com resultado histórico.
Sobre a Noha Shoes
A Noha Shoes é uma empresa de calçados e acessórios masculinos, fundada em 2015, na cidade de Recife (PE).
Os três sócios fundadores se inspiraram na moda italiana. E a marca preza pelo design, inovação e alinhamento com as tendências do setor.
Visando proporcionar experiências memoráveis aos clientes, as lojas disponibilizam, por exemplo, o serviço de engraxate.
E os Personal Shoppers são constantemente treinados para orientar e ajudar os consumidores na escolha dos produtos mais alinhados com cada perfil.
Atualmente a Noha Shoes conta com 18 lojas, nos seguintes Estados: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Alagoas, Sergipe, Goiás, São Paulo e Santa Catarina.
Desafios
Quando a Noha Shoes iniciou a parceria com a Dito, o principal desafio era estruturar a área de CRM, definir processos e ter acesso a dados de forma fácil, intuitiva e objetiva.
Naquela altura, a empresa era focada nas estratégias de aquisição. No entanto, com o crescimento acelerado da base de clientes, foi percebida a necessidade de trabalhar o pós-venda e a retenção.
Além disso, notando as mudanças no comportamento dos consumidores, nasceu também a demanda de segmentá-los, a fim de hiperpersonalizar as campanhas de marketing, em especial, nos canais de E-mail e WhatsApp.
Solução
Integração inicial
O primeiro passo para resolver as questões mencionadas foi integrar o ERP da Noha Shoes com o CDP (Customer Data Platform) da Dito.
Acesso a Dados
Após completar essa integração, a equipe designada para guiar a estratégia de CRM passou a ter acesso a fichas individualizadas de cada cliente, onde constam todas as suas características e comportamentos históricos.
Segmentação dos Consumidores
Com a integração estabelecida, foi possível a segmentação dos consumidores de acordo com os seus dados demográficos, preferências e compras realizadas ao longo do tempo nas lojas físicas da marca.
Customização das Campanhas
Com os segmentos criados, o próximo passo foi iniciar a customização das campanhas de E-mail e WhatsApp para cada grupo de clientes; tudo isso dentro do CRM da Dito.
Monitoramento e Consultoria
Ambas as fases do projeto são monitoradas por um Consultor de Sucesso do Cliente, que ajuda a definir as clusterizações mais estratégicas, campanhas pontuais e automáticas mais eficazes, além de ajudar na mensuração e análise dos resultados.
Resultados e Benefícios
Esse trabalho diário permitiu à Noha Shoes retomar o diálogo com bases inativas de clientes, maximizar o número de recuperados e de recorrentes, contribuindo assim, para a elevação da taxa de recompra e do ticket médio.
A seguir, apresentamos alguns dos resultados obtidos.
Principais Resultados
No que diz respeito ao canal de E-mail Marketing, comparando o 1º semestre de 2023 com o mesmo período de 2024, a Noha Shoes atingiu resultados impressionantes.
Ao final do S1-23, as campanhas de e-mail haviam superado a marca de R$ 525k de receita influenciada pelo CRM. Em 2024, essa quantia saltou para +R$ 1.1M, representando um crescimento de 112%.
Além disso, no S1-23, os disparos de e-mail marketing geravam, em média, 95% de taxa de entrega com 18% de abertura. Esses números são muito bons, contudo, em 2024 eles melhoraram, saltando para 99% e 23% respectivamente.
Referente às campanhas via WhatsApp (Dito Agenda), no S1-23, a Noha Shoes fechou com +R$ 3.4M de receita influenciada.
No mesmo período de 2024, esse valor bateu +R$ 6.7M, representando um crescimento de 99%.